(11) 4432-0990
07 / agosto
SÃO PAULO – O Sebrae informou há pouco que as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 90% dos empregos líquidos – resultado total menos as demissões – gerados em junho. Segundo cálculo da entidade, baseado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dos 123.836 postos de trabalho criados no sexto mês do ano, os pequenos negócios empregaram 111.033 pessoas, as médias e grandes empresas, 11.555, e a Administração Pública, 1.248. Se comparado com maio, houve um aumento de 38,3% na abertura de novos postos de trabalhos pelas empresas de pequeno porte.
Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, os levantamentos mensais feitos pela reforçam uma tendência. “Há muitos anos, os pequenos negócios têm comprovado sua importância na manutenção e impulsão da economia brasileira. Tenho certeza de que as micro e pequenas empresas continuarão a sustentar a geração de empregos no país nos próximos meses”, afirmou, no nota divulgada pelo Sebrae.
Todos os setores da economia computaram saldo positivo de geração de empregos pelos pequenos negócios, mas Serviços, desde novembro do ano passado, tem sido o principal empregador no país. Em junho, mais de 42 mil pessoas conseguiram uma vaga nesse segmento, sendo que quase 40% estão trabalhando em atividades ligadas à comercialização e administração de imóveis, hospedagens e alimentação.
Fonte : DCI.