(11) 4432-0990
29 / dezembro
O número de famílias que declarou ter dívidas com cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro ou seguros recuou de 59% em novembro para 58,6% em dezembro no País.
Em Fortaleza, a Pesquisa sobre endividamento revelou que 58,7% dos consumidores possuem alguma dívida. O resultado está abaixo do verificado em novembro (60,8%), segundo levantamento do IPDC (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio).
O dado nacional indica a sétima queda consecutiva, de acordo com os dados da pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) divulgados ontem, mas o indicador continua acima do patamar observado ao final de 2010. Na média, o percentual de famílias endividadas em 2011 foi de 62,2%.
Em atraso
Já o percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso subiu de 20% em novembro para 21,2% em dezembro, após três meses de queda, de acordo com a CNC. “A percepção quanto à capacidade de pagamento alcançou o melhor nível do ano”, afirma Marianne Hanson, da CNC
Fonte: Diário do Nordeste