Escritório de Contabilidade, Contador em Santo André - Control Sigma

Menu

Serasa revela que pedidos de falência sobem pelo segundo mês seguido

12 / março

Foram 152 solicitações em fevereiro, sobre 124 em janeiro.
Número de falências decretadas, por sua vez, ficou em 45 em fevereiro.

Os pedidos de falência em todo o país subiram para 152 em fevereiro, sobre 124 em janeiro, a segunda alta mensal seguida, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, divulgado nesta quarta-feira (7). Em dezembro de 2011, foram 120.

Dos 152 pedidos em fevereiro, 79 foram de micro e pequenas empresas, 46 de médias e 27 de grandes empresas. Em fevereiro de 2011, haviam sido 134 pedidos.

O número de falências decretadas, por sua vez, ficou em 45 em fevereiro, ante 33 em janeiro e 64 em fevereiro de 2011.

“O aumento da inadimplência das empresas, sobretudo via protestos, indica que o requerimento de falências vem sendo utilizado como forma de cobrança. Esta prática foi comum antes da Nova Lei de Falências, em vigor desde 2005, a qual estabelece que apenas dívidas superiores a 40 salários mínimos podem fundamentar pedidos de falência de um negócio”, avaliam os economistas da Serasa, em nota.

Os economistas da Serasa sugerem, em nota, que a inadimplência das empresas vem subindo em razão da menor capacidade de gerar receitas para pagar as dívidas assumidas, consequência clara da baixa atividade econômica e dos juros ainda elevados. A inadimplência do consumidor também influencia diretamente no caixa dos negócios, dizem.

Fonte: G1

Faça seu comentário