(11) 4432-0990
08 / novembro
Muito se tem dito sobre o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). E agora ele é alvo de boa parte dos tucanos reunidos em seu seminário para achar novos rumos para o PSDB. Mas vamos por os pingos nos iis. Ao lado de outros bancos públicos, como o Banco do Brasil (BB), a Caixa Econômica Federal (CEF), o BNDES é fiador e responsável em grande medida pelo crescimento e modernização do país nos últimos anos.
Dito isto, vale lembrar, ainda, que sua importância não decorre de crises internacionais, como afirmam alguns, mas sim de uma necessidade prática. Ele é hoje um instrumento efetivo frente ao fato de os bancos e o mercado de capitais no Brasil não financiarem os investimentos de longo prazo e nem se guiarem pela lógica de um projeto de desenvolvimento nacional.
Assim, mesmo que o país venha a desenvolver – como é necessário – um mercado de capitais para o longo prazo, continuará a demandar financiamento de outro tipo, de prazo mais curto, às nossas exportações e importações. Ou seja, o BNDES não apenas tem de continuar financiando a nossa economia e a nossa política industrial, como precisa de um braço para financiar nosso comércio exterior, ou seja, de um Eximbank.
Fonte: Correio do Brasil