Escritório de Contabilidade, Contador em Santo André - Control Sigma

Menu

Conheça alguns passos para retomar a estabilidade financeira

15 / agosto

Uma pesquisa da Federação do Comércio do estado mostra que só na cidade de São Paulo de cada dez famílias quase cinco não conseguem pagar o que compram. Com apenas 21 anos, Santiago é um deles e já está “quebrado” financeiramente. Estourou cartão, cheque especial e ainda deve para a faculdade.
Pior do que dever é não saber por que deve. Para sair do atoleiro das dívidas as cinco dicas a seguir são infalíveis:

1- Faça um diagnóstico preciso durante um mês. Marque tudo: quanto recebe, quanto gasta e com o que gasta. “É anotar o quanto você gasta por mês com refrigerante, chocolate, pequenas contas, estacionamento, condução, passeio, as baladinhas”, diz Alexandre Damiani, diretor do Instituto Dsop de Educação Financeira.
2- Passe um pente fino também no que deve: quanto, onde e para quem.
3- Entre em contato com os credores já sabendo o valor da parcela que cabe no seu orçamento.
Se não, as chances de se enrolar de novo são enormes. “A pessoa vai conseguir pagar o primeiro mês, vai pagar o segundo com muito esforço e aí, a partir do terceiro ela não consegue pagar”, explica Alexandre.
4- Para ajudar a quitar as dívidas busque um financiamento mais barato. Um crédito consignado, por exemplo, com juros de no máximo 3% ao mês.
5- Cancele todos os cartões e o limite do cheque especial.
Entendido o passo a passo para sair das dívidas, coloque na cabeça uma outra dica importante: endividado pode sim e deve ter sonho de consumo. Parece estranho, mas não é não.”Tão importante quanto pagar dívida é realizar sonhos, desde que não atrapalhe e não seja baseado em endividamento”, ensina o educador financeiro.
Para quem já saiu do pesadelo das dívidas, sonho também é ter controle sempre. De acordo com o educador financeiro, o brasileiro não sabe como gasta 30% do orçamento. Aprenda a retomar a estabilidade financeira

Fonte: Jornal Hoje

Faça seu comentário