(11) 4432-0990
11 / setembro
SÃO PAULO – Após quatro meses consecutivos em trajetória de desaceleração, a inadimplência do consumidor brasileiro no comércio apresentou crescimento de 0,72% em agosto de 2013, em relação a igual mês do ano passado. Os dados são do indicador mensal calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O indicador leva em consideração mais de 150 milhões de consumidores cadastrados em 1,2 milhão de pontos de vendas espalhados por todo o Brasil.
Quando comparada com julho, a taxa de inadimplência avançou 1,34%. No acumulado dos oito primeiros meses de 2013, comparando com igual período do ano passado a inclusão de novos consumidores no cadastro de inadimplentes do SPC cresceu +4,64%.
Na avaliação de Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL, nos últimos anos a inadimplência do consumidor esteve muito associada ao crédito farto e à entrada de mais brasileiros no mercado de consumo. “Hoje, com a empregabilidade menos robusta e menores ganhos salariais, somados a perda da confiança do consumidor devido a fatores macroeconômicos desestabilizadores como juro mais alto, inflação elevada e dólar apreciado, é natural que haja um arrefecimento na inadimplência, porque o consumo também acaba sendo inibido”, explica Pellizzaro Junior.
Fonte: DCI.