(11) 4432-0990
03 / maio
Os Estados mais prejudicados pela mudança pedem uma transição gradual
O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou nesta terça-feira (17) que o governo oferecerá financiamento de 7% ao ano, pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), aos Estados que usam o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na importação.
A ideia é compensar a uniformização da alíquota do imposto a partir de 2013, aprovado hoje na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado. Os Estados mais prejudicados pela mudança pedem uma transição gradual.
“Para permitir que esses estados façam uma transição, o governo está oferecendo recursos, principalmente financeiros, a taxas de juros baixas, de modo que não terão dificuldade de ter recursos para novas atividades econômicas no lugar dessas que estão praticando”, disse Mantega.
A sugestão, segundo o ministro, é que Estados como Espírito Santo, Santa Catarina e Goiás, sejam estimulados a investir em infraestrutura, barateando o custo de produção.
“Alguns desses Estados têm bancos de desenvolvimento estaduais. Poderão usar esses bancos para financiar as empresas, reduzir o custo financeiro e estimulá-las a produzir no local, a migrarem para a atividade produtiva, e não realizarem uma mera importação.”
Fonte: Midia News