(11) 4432-0990
18 / junho
Luanda – O director do Centro de Estudos Investigação Científica da Universidade Católica de Angola, Alves da Rocha, considerou hoje (segunda feira), em Luanda, ser fundamental que o país tenha um sistema de contabilidade nacional para permitir que a sua realidade económica seja analisada com base neste instrumento.
De acordo com Alves da Rocha, que falava na sessão de apresentação do Relatório Económico de Angola 2010, o país “entrou numa rota de disciplina institucional e não pode continuar a permitir que a realidade angolana seja analisada sem ter na sua base o sistema de contas nacionais”.
O economista afirmou que o sistema de contas nacionais apresenta-se, no actual quadro económico que o país vive, como o único instrumento que permite utilizar informação acabada sobre a sua realidade económica.
No mundo globalizado, afirmou, já não existem economias fechadas, esses enquadramentos são fundamentais para que possamos compreender através de que canais são as crises internacionais transmitidas.
A par disso, sublinhou a importância de se saber, também, através de que canais são transmitidos é que os comportamentos positivos da economia internacional chegam a economia nacional.
Para o próximo ano, informou o académico, o relatório prevê juntar no mesmo capítulo os aspectos teóricos e concretos da política económica por “haver uma relação estrita entre a política monetária orçamental”.
A publicação do Relatório Económico de Angola é uma iniciativa do Centro de Estudos Investigação Científica da Universidade Católica de Angola. É publicado desde o ano 2002.
Fonte: Portal Angop