(11) 4432-0990
08 / julho
Como critério de reconhecimento dos elementos das demonstrações contábeis, o que vem a ser “… custo ou valor que possa ser medido em bases confiáveis”? E como proceder na impossibilidade de uma adequada estimativa?
O segundo critério para reconhecimento de um item é que ele possua um custo ou valor que possa ser determinado em bases confiáveis (Confiabilidade, Representação Adequada, Primazia da Essência sobre a Forma, Neutralidade, Prudência e Integridade).
Em muitos casos, o custo ou valor precisa ser estimado; o uso de estimativas razoáveis é uma parte essencial da preparação das demonstrações contábeis e não prejudica a sua confiabilidade. Por outro lado, quando, entretanto, não puder ser feita uma estimativa razoável, o item não deve ser reconhecido no Balanço patrimonial ou na demonstração do resultado.
Por exemplo, o valor que se espera receber de uma Ação judicial pode enquadrar-se nas definições tanto de um ativo como de uma receita, assim como nos critérios exigidos para reconhecimento; todavia, se não é possível determinar, em bases confiáveis, o valor que será recebido, ele não deve ser reconhecido como um ativo ou uma receita; a existência da reclamação deverá ser, entretanto, divulgada nas notas explicativas ou demonstrações suplementares.
Fonte: Manual do Contador